Problemas ou preocupações com o dinheiro?

As pessoas têm problemas ou preocupações de dinheiro?

Segundo John Armstrong temos coisas bem diferentes por aqui.

Problemas de dinheiro.
Problemas de dinheiro ocorrem, por exemplo, quando não há dinheiro suficiente para cobrir despesas então a única solução razoável é conseguir mais dinheiro, ou gastar menos do que ganha entre outras coisas.

A maioria dos livros e materiais sobre dinheiro dizem respeito a "problemas com dinheiro" e não às preocupações com o dinheiro.

É lógico que muitas pessoas possuem problemas com o dinheiro e não falta material sobre isso.

Vamos focar em outra idéia com as preocupações.

Preocupações de dinheiro.
Aqui a coisa é mais complexa, aliás é esse o foco do autor do livro "Como se preocupar menos com dinheiro (How to Worry less about money) da coleção "The School of life" Ed. Objetiva - trad. Carlos Leite da Silva.

As preocupações com dinheiro muitas vezes estão relacionadas ao sentimento de inveja, humilhação, desejo, convívio social ou qualquer outro tipo de relação da psicologia do indivíduo que para o mesmo é muito difícil de definir e principalmente de reconhecer.  O livro trata sobre preocupações e as preocupações estão relacionadas às nossas emoções e à imaginação.

As relações que criamos com o dinheiro estão relacionadas ao nosso modo de vida, aos nossos valores e visão de mundo.

Armstrong questiona. Por que precisamos trocar de carro?

O carro funciona, mas visualmente é claro que ele é do modelo "ultrapassado", a mecânica não mudou nada, mas o chassi, o interior do carro, os equipamentos entre  vários aspectos visuais dão a impressão que você é pior, ou simplesmente ultrapassado (obsolescência perceptível) e que você "precisa" trocar de carro, no entanto algo impede você de fazer a compra por impulso, o dinheiro, a partir de então você se preocupa com o dinheiro.

Você quer trocar de carro pelo carro? Mas ele está funcionando bem.

Trocar o carro por necessidade? Só se for para se mostrar para os outros.

Você quer passar uma imagem pelo carro.

Muitas pessoas não querem um carro "X" apenas pelo carro e sua utilidade, muitos o querem pelo status, pela demonstração de que se pode, no fim para acariciar o próprio ego ou para a cabeça ficar "mais tranquila".

Então chega-se a conclusão que o problema não é o dinheiro, mas sim as coisas que cercam o dinheiro, principalmente o comportamento de quem tem ou não dinheiro.

A grama do vizinho é sempre mais verde.
Parece que a preocupação do dinheiro fica em determinado aspecto do comportamento, a necessidade de nos compararmos aos outros.

O problema não é ter mais dinheiro do que todos, a maioria sabe que isso é muito difícil e será para raros personagens, o importante é ter mais dinheiro do que as pessoas que os cercam e que são do nosso convívio.

Não importa ser rico, mas aparentar riqueza pode ser mais importante para muitas pessoas, aí o "eu" da pessoa se auto-escraviza pelo dinheiro, pois, sempre a pessoa tem que mostrar, mas nunca vai se satisfazer, pois a satisfação plena e contínua não existe.

Comparação que ainda piora tudo.
A vida e sua crueldade, ela, a realidade, vai demonstrar que sempre há alguém, mais rico, ou mais bonito, ou mais forte, ou mais inteligente, ou mais alguma coisa, o sentido contrário também vai demonstrar os "piores" que você.

Só que a vida, e hoje as redes sociais ou a mídia, para te deixar mais encucado, vai te jogar na cara alguém que para você parece mais feliz.

Nem precisa ser mais feliz, só parecer é o suficiente para te deixar preocupado de alguma forma.

Os meios de comunicação, as redes sociais e a mídia vão jogar alguém "feliz" para você.

O suficiente para gerar preocupação com o dinheiro, pois é uma maneira da pessoa extravasar a questão pessoal dela com dinheiro.

"Quando dinheiro não é dinheiro"
O dinheiro pode significar status, segurança, sucesso, vingança, salvação, superioridade moral, culpa, prova de bondade, origem do mal, controle sobre os outros, vitória sobre alguém, caminho para o amor, garantia de prazer sexual, veneno, entre uma infinidade de coisas variando de pessoa para pessoa.

Parando e refletindo
As pessoas, em sua maioria, possuem muito mais preocupações com o dinheiro do que problemas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: Terapia Financeira. Autor Reinaldo Domingos

Investimentos para o futuro das crianças. (tesouro direto)