Investimentos para o futuro das crianças. (tesouro direto)

Agora que sou pai a cerca de um ano e meio fico pensando no que preciso me dedicar para um futuro mais tranquilo para eu, minha esposa e minha filha.

E a palavra que vem a minha cabeça é “segurança”.

Preciso confiar que o dinheiro poupado e investido ao longo dos próximos anos estará seguro.

Quando decidirmos utilizá-lo para cursar um intercâmbio ou uma faculdade, dar entrada num apartamento, comprar um carro ou simplesmente fazer uma viagem pelo mundo. (Não sei se nessa ordem das coisas e nem sei se fazendo tudo isso, pois também não sei se tudo dado tão fácil será benéfico a ela...)... queremos ter uma reserva para tal... a quantidade que nos dê tranquilidade (segurança) para decidir se vamos pagar ou não o preço cobrado.

De preferência queremos ter a totalidade desses valores daqui a quase 20 anos.

Qual é a melhor forma de obter essa segurança ou ter o dinheiro? 
r.: poupando e investimento com o menor risco de mercado do País. Aqui, no Brasil e imagino que no mundo, esse ativo responde pelo nome de "títulos públicos".
Os títulos públicos são ativos (pré ou pós fixados) emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública. 

Na prática, ao comprar um título, você empresta dinheiro para o governo e é  emunerado por isso.
É seguro emprestar para o governo? Teoricamente, este é o investimento mais seguro do País. Ou de qualquer país...

Se o Brasil quebrar um dia (dar calote no caso, ou default), tenha uma certeza: todos os investimentos serão afetados, sem exceção. E o Brasil já deu calote, a Argentina, os Estados Unidos...

Fonte:<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150629_economia_default_lista_hb>

E após esses calotes existe vida então vamos seguir o jogo. Se esse investimento é ou for afetado os outros provavelmente serão bem impactados.

Por isso, vamos falar do que importa.

O "melhor" título público para poupar dinheiro para uma criança é o Tesouro IPCA+ 20(XX) (NTN-B Principal).

As NTN-Bs são os únicos papéis vendidos no Tesouro Direto que "garantem" que seu dinheiro não vai, teoricamente, perder valor com o tempo se você mantiver o título até o vencimento, por exemplo, em 2035. E por quê?

Porque seu retorno é dividido em duas taxas, uma prefixada, ou seja, estabelecida, e a outra pós-fixada, portanto, não definida (o IPCA do governo). A taxa prefixada corresponde à taxa de compra que aparece em sua tela de títulos públicos no Tesouro Direto.

Fonte:<http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos>

Hoje 05/07/2018 escolhendo o IPCA+2035 já fica "combinado" o pagamento das taxas IPCA (inflação) + 5,82% de remuneração ao ano até 2035.

Fazendo uma simulação a partir de hoje com 1mil reais inflação de 7% e a taxa combinada acima.
Fonte:<http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora>

Interessante não? 17 anos.

Para minha filha hoje significaria um resgate aos 18 anos e 6 meses aproximadamente.

Você pode aplicar, no mínimo, cerca de 30 reais por mês ao longo de vários anos.

Estamos falando de um prazo de dezoito a vinte anos, é natural que você não coloque todo o dinheiro a ser poupado de uma só vez. É possível investir uma quantia todo mês no Tesouro IPCA+ 2035, mas tenha em mente que a taxa de compra e venda vai variar, até porque a taxa base (selic) varia e o ipca também.

Lá na frente, em 2035, o retorno terá sido diferente para cada investimento feito por causa do tempo corrido e consequentemente dos juros.
O Tesouro Direto atualiza todo ano a possibilidade de títulos ofertados para que os prazos de vencimento sejam sempre maiores que dois anos, para permitir a incidência da menor alíquota do IR (15%) no vencimento dos papéis.

Observe as alíquotas abaixo:
Fonte:<http://www.tesouro.gov.br/-/detalhes-da-tributacao-do-tesouro-direto>

Você pode revender seu título público comprado no Tesouro Direto, todos os dias. Porém o ideal aqui é pensar a longo prazo. A não ser que conheça o funcionamento do mercado e aproveite suas oscilações para ganhar mais.

Se você não for esperar até 2035, não há garantias do retorno "combinado". Isso quer dizer que aquela taxa de 5,82% pode ir para qualquer lugar, para cima e para baixo. 

Se a taxa cair e você decidir antecipar a venda dos papéis, sairá no lucro (toda vez que as taxas caem, os preços dos títulos aumentam e vice-versa devido a "marcação de mercado"). Assim existem os que especulam com os títulos públicos e os juros futuros tantos dos títulos IPCA+ quanto os pré-fixados.

Mas, se a taxa aumentar, você poderá liquidar o investimento com menos dinheiro do que entrou. 

Tenha sempre em mente o risco no caso de venda do título do tesouro antes do vencimento.
Como o foco é o longo prazo, não fique olhando dia a dia o retorno do seu investimento a não ser que seja seu objetivo prévio. 

A ideia é poupar para um prazo de vinte anos. Não adianta enlouquecer com o baile do mercado.

Sucesso e felicidades.

Este blog não recomenda a compra de quaisquer ações, fundos ou criptomoedas citados nas publicações. O blog não faz recomendações apenas observações e reflexões pessoais para investimento próprio (do autor).

Comentários

  1. Muito interessante o post, parabéns pelo blog! Fiquei com a dúvida de como funciona com o imposto de renda anual. É preciso declarar todo ano ou entra na declaração somente no ato do resgate?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo eis a resposta em uma outra postagem
      http://santinvestindo.blogspot.com/2018/08/tesouro-direto-imposto-de-renda-custos.html

      mas resumindo é preciso declarar todos anos, mas não há cobrança... apenas declaração.

      abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: Terapia Financeira. Autor Reinaldo Domingos